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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11804

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Título: Licenciatura Intercultural Indígena no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE: uma visão do egresso do curso 2009-2012
Autor(es): Medeiros, Laura Maria Brito de
Palavras-chave: Curso de Licenciatura; Intercultural indígena; Projeto político pedagógico; Aluno egresso
Data do documento: 26-Fev-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: As últimas décadas foram marcadas por diversas iniciativas de políticas públicas que incluíram novos parâmetros orientadores das relações entre o Estado e as sociedades indígenas. Para a formação superior de professores indígenas, o Ministério da Educação lançou o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (PROLIND), de cujo segundo edital, em 2008, participou o Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE com a proposta de implantação e manutenção do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena e que formou a primeira turma em setembro de 2013, objeto deste estudo. O percurso analítico focou-se no Projeto Político-Pedagógico (PPP) e na composição de um quadro de opiniões dos egressos com relação ao curso oferecido no período 2009-2012. A abordagem qualitativa norteia as estratégias metodológicas e analíticas desta pesquisa, que visou, a partir de documentos, questionários e das entrevistas realizadas, analisar a convergência do PPP com as opiniões sobre o curso. Também compõe o quadro metodológico a proposta de análise pragmática da linguagem de Mattos (2005), utilizada para o aprofundamento da pesquisa de campo. Como achados da primeira etapa da pesquisa, encontrou-se um PPP alicerçado nas demandas e necessidades da comunidade indígena. Contudo, evidenciou-se uma lacuna na formação desses licenciados como agentes de transformação das práticas de ensino nas escolas de sua comunidade, indicando a necessidade de aperfeiçoamento no processo de formação desses profissionais. Desse modo, envidar esforços na investigação dessa Licenciatura revelou-se de profunda importância para verificar o seu caráter formativo e dinâmico no processo emancipatório das comunidades envolvidas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11804
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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